Pensando Liderança


O LÍDER SERVO

No livro “O Monge e o Executivo”, James Hunter, consultor norte-americano resgata o conceito do líder servo.  Hunter conta a história de um executivo que buscou respostas para seus problemas pessoais e profissionais fazendo um retiro em um mosteiro beneditino. Publicado em 1998 com o título original The Servant (O servo), o livro defende o conceito de que a liderança se fundamenta na prática do servir.
A proposta do “líder servo”, apresentada no livro, não é nenhuma novidade para a liderança cristã. O cristianismo tem como seu modelo maior de liderança o Senhor Jesus Cristo, que afirmou categoricamente que “veio para servir e não para ser servido”. Jesus fez essa afirmação em um momento no qual a mãe de dois discípulos (Tiago e João) buscava lugar de destaque para seus filhos, dentro do reino de Deus (Mateus 20:20-28). Parece que esse é um vírus que invade a igreja de Cristo desde o começo. Muitos crentes querem visibilidade, não serviço. Esse é um mal que invade a igreja evangélica de hoje!
Precisamos lembrar nosso povo que igreja não é palanque! Infelizmente, nesse tempo de eleição, vemos muitos que só aparecem na igreja para serem vistos e lembrados na hora do voto. Gente que olha para igreja como “curral eleitoral” e não como lugar de serviço. Coisa triste de se ver! Um candidato deveria ser avaliado pela sua submissão a Cristo e pelo seu serviço na igreja de Cristo.
Todo crente que almeja ser líder na igreja de Cristo, ou para a igreja de Cristo, deveria saber que, no reino de Deus, liderança não é status. Muitos querem carregar o título de pastor, bispo, apóstolo, profeta, diácono, ou até mesmo o de um representante político da igreja, apenas pela necessidade de reconhecimento e visibilidade. As coisas não deveriam ser assim... No reino de Deus o que vale é a fidelidade, não a visibilidade!
Todo líder servo deveria ser motivado pelo amor.  O que motivava Jesus era o amor que ele sentia pelos discípulos, e não os resultados que ele pudesse conquistar por meio de seus discípulos. Infelizmente muitos líderes são peritos em usar as pessoas. São líderes que desenvolvem com seus liderados uma relação puramente utilitarista, como se a igreja fosse uma verdadeira casa de negócio.  Isso é diabólico... Por isso tanta gente quer distância das igrejas!
A Igreja de Cristo não deveria seguir os padrões da sociedade nas questões de gestão e liderança. No reino de Deus as coisas precisam funcionar de forma diferente. Todo líder cristão deveria saber que ele existe para servir o rebanho do Senhor, segundo os propósitos eternos do Senhor, para a glória do Senhor.
Se alguém quer ser bênção para a igreja de Cristo, que primeiro seja um bom servo na igreja de Cristo. 

Comentários