2019 - O ANO DO RECOMEÇO


Depois de seis anos e dez meses fora do ministério pastoral, chegou o tempo de recomeçar. Esses foram longos anos de muitas lágrimas, dor, saudade e  decepção, mas também foram anos recheados de fé, esperança, crescimento e muita restauração: o casamento, a relação com as filhas, a autoridade espiritual no lar e o caráter pessoal, foram tratados por Deus. Vivemos anos de profundo aprendizado e evolução emocional, intelectual e espiritual. Diante de tudo isso só posso dizer que os recomeços não são tão ruins assim… As experiencias e os anos vividos nos ajudam a recomeçar com um novo olhar. Aquele que recomeça não é a mesma pessoa que começou. Ninguém recomeça no vazio existencial. 
Não há recomeços isentos de começos. Todo recomeço exige o começo de novas disposições mentais e comportamentais. Recomeçar não é só fazer outra vez o que um dia já foi feito. Recomeçar é começar uma nova fase de um novo jeito; é fazer coisas velhas com atitudes novas. Recomeçar é não se acomodar preso aos fracassos vividos. Só experimenta o sabor do recomeço quem olha para os fracassos como um meio e não o fim de uma caminhada.
A vida é uma viagem cheia de recomeços: relacionamentos, investimentos, projetos, sonhos e espiritualidade, são áreas da vida em que o pecado é não estar pronto para recomeçar. É melhor recomeçar com humildade e determinação do que ficar preso ao passado com mágoas e ressentimentos no coração. Para recomeçar, é preciso perdoar! O fato de eu recomeçar sem caminhar com quem eu caminhava, não significa que eu não perdoei, significa apenas que eu mudei. Não sou mais o Samuel de antes, hoje trago na minha vida as marcas da graça de Cristo: marcas que suplantaram as marcas do pecado e me fizeram um novo homem. Hoje recomeço como produto de um Deus que é perito em recomeços: recomeçou sua criação através de Noé e sua família; recomeçou a jornada de seu povo com Moisés; enviou reis e profetas para levar Israel a vários recomeços na adoração e comunhão com ele; enviou seu Único Filho para dar, a todo aquele que crê, a oportunidade de recomeçar. Através de Jesus, ajudou cegos, leprosos, mendigos, paralíticos, enfermos, endemoninhados, fracassados morais e espirituais a recomeçarem suas jornadas. Coisas de Deus!
O meu recomeço não é demonstração de superação pessoal: não sou tão forte assim... Recomeço com a convicção inabalável de que o chamado de Deus não é uma questão de escolha pessoal, mas uma ordenança sobrenatural. 
2019 ficará registrado como o ano de um grande e significativo recomeço para mim e minha família. Obrigado a todos que oraram e torceram por nós!  




Comentários