A PEDAGOGIA DO SILÊNCIO DE DEUS


            Tem momentos na vida em que não existe nada mais irritante do que o silêncio. O pior é quando esse silêncio vem de Deus. É terrível quando Deus se cala... Talvez alguém diga que Deus está sempre falando; nós é que não estamos ouvindo. Pode até ser que seja isso mesmo! Mas, o que importa é que o silêncio é terrível do mesmo jeito, seja pela surdez pessoal ou pela mudez divina.
Acho que não estou sozinho nessa visão... Sou companheiro do profeta bíblico Habacuque que questionou a Deus pela ausência de respostas diante dos seus questionamentos pessoais. Ninguém gosta de ficar diante do silêncio, quando as perguntas se tornam o pão nosso de cada dia.
O profeta Habacuque, diante da violência dos seus dias, disse: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não escutará? ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás?” (Hb.1:2). O profeta achava que Deus não estava vendo a situação e escutando seus clamores, porque nada acontecia para mudar a situação. Irritado com o silêncio de Deus, diante da violência imposta pelos caldeus ao seu povo, o profeta chegou aos gritos questionando o silêncio divino. Corajoso esse profeta, não?
Fato é que o silêncio em determinadas circunstâncias, seja o silêncio de familiares, amigos, irmãos e até de Deus incomoda e por vezes até fere. Sendo assim, fica então a pergunta: O que podemos aprender com o silêncio divino?
O silêncio de Deus nos ajuda a olhar para a vida com maior realismo. Assim aconteceu com o profeta, Deus o estava levando a ter uma visão mais ampliada do que estava acontecendo em seus dias (Hb.1:5). Seja a realidade difícil, injusta ou até brutal, quando Deus se cala é porque ele quer que aprendamos também com a realidade ao redor. Deus estava falando ao seu povo através de vários acontecimentos da época. Hoje também é assim, Deus continua falando através das circunstâncias. Precisamos aprender a interpretá-las como o som da voz divina.  
O silêncio de Deus tem a finalidade de colocar à prova a nossa fé. É quando Deus se cala que passamos a depender das nossas reais convicções. O fato de Deus ficar em silêncio não significa que ele está impotente ou desinteressado diante das circunstâncias da vida. O silêncio muitas vezes é uma estratégia de Deus para nos forçar a andar pela fé. É fácil andar quando tudo está bem claro e definido; o difícil é andar pela fé. Esse é o grande desafio da vida cristã... Deus disse ao profeta que o justo viveria pela “sua” fé (Hb.2:4). Deus não vai ficar o tempo todo dizendo o que temos que fazer. As diretrizes gerais para uma vida abençoada Deus já deixou revelado em sua Palavra.  
O silêncio de Deus é um chamado ao arrependimento. Deus se cala para nos levar ao desespero da solidão até quebrantar por completo o nosso coração! Deus é um pai sábio; ele sabe o quanto precisamos nos sentir sozinhos até chegarmos ao ponto de nunca mais negligenciarmos a sua voz. Deus fica em silêncio para que possamos nos arrepender de não termos dado ouvido quando ele falou.  
A ausência de respostas de Deus não significa desinteresse, incapacidade ou punição de sua parte, mas uma grande e maravilhosa ação pedagógica sobre a nossa vida.

Comentários