Todo vendedor precisa saber lidar com os “nãos”que
recebe de seus clientes. Depois de receber vários “nãos”, a tendência de muitos
vendedores é desanimar e parar de visitar ou abordar a sua clientela, argumentando que uma sequencia de “nãos” somente
irá gerar outros “nãos”. Sendo assim, segundo alguns vendedores, é melhor
abortar o trabalho. Engano! O problema geralmente está em que cada “não”
recebido é um ataque frontal ao nosso mundo emocional.
Infelizmente fomos educados a pensar que todo “não”, é
negativo; enquanto, todo “sim”, positivo. Triste engano… Essa visão da vida
apenas nos fragiliza! Nem sempre um “não” é um “não” e um “sim”, “sim”. Essas
são manifestações que geralmente aparecem carregadas de subjetividades.
Cinco motivos que levam um cliente a dizer não para
uma abordagem de vendas: 1) Existe um “não”que é situacional – Muitas vezes o
cliente está tão ocupado ou concentrado no que esta fazendo que, por não querer
parar, vai logo dizendo “não”. O vendedor, demonstrando que está entendendo o
momento do cliente, decide voltar em um outro momento. 2) Existe um “não”que é
Emocional – Muitas vezes o cliente está emocionalmente abalado, seja por
questões familiares, econômicas, saúde ou simplesmente acordou meio deprimido. Se
o cliente não está bem, não force! 3) Existe
um “não”que é Estratégico – Pode ser para testar o vendedor ou apenas para se
livrar dele. O vendedor precisa ficar ligado! 4) Existe um “não”que é Cognitivo
– O cliente não esta entendendo a proposta ou as vantagens que estão sendo
oferecidas para ele. O vendedor precisa sempre averiguar se a proposta ficou
clara para o cliente. 5) Existe o “não”que é Racional – Depois de ouvir a
proposta, o cliente faz a opção por não comprar. Direito dele!
Muitas
vezes um “não” aparece como a conjugação de vários motivos. Portanto, saber interpretar
os “nãos”em uma negociação ajuda a transformar cada “não” em um grande “sim”. Para
que isso aconteça o vendedor precisa saber que nem todo “não”é uma declaração
de rejeição, mas uma das portas de entrada para grandes negociações.
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