A TEOLOGIA DO DIA - Cinco percepções bíblicas para o novo ano.

I – OS DIAS SÃO CARREGADOS DE UMA DOSE DE MALDADE
(Mateus.6:34 ) – Quando Jesus disse aos seus discípulos: “basta a cada dia o seu mal”, ele os estava preparando para a realidade. A vida é assim... O bem e o mal são faces de uma mesma realidade. Falar que o mal existe, não é uma validação da maldade, mas um chamado à maturidade. Viver com maturidade é saber discernir entre bem e mal fazendo sempre uma opção consciente pelo bem. Não espere um novo ano feliz valorizando as pequenas maldades do dia-a-dia. Preze sempre pela prática do bem e será feliz! 

II – OS DIAS JÁ FORAM ESCRITOS NO LIVRO DE DEUS
(Salmo.139:16) – Seguindo o raciocínio do salmista Davi, os acontecimentos do dia não são surpresa para Deus. Cada acontecimento que Deus permite em nossa trajetória de vida faz sentido no quadro geral que ele preparou para nós. Tragédias, dores, tristezas, perdas, fracassos e doenças não são obras do diabo e muito menos azar, mas parte da realidade humana e, Deus sabe disso. Deus não manipula a história de acordo com os interesses egoístas de cada um; Ele apenas se coloca à nossa disposição para no ajudar a enfrentar com fé e coragem a realidade como ela é para trazer à luz a realidade como ela deveria ser. Não existem surpresas para Deus!

III – OS DIAS PRECISAM SER USADOS BEM.
(Salmo.90:19 e Efésios.5:16) – Somos administradores dos dias que recebemos do Senhor. Viver esperando um milagre para mudar todas as questões da vida tira do homem a sua responsabilidade diante da realidade. Precisamos aprender a gerenciar os fatos diários com sabedoria.  

IV- EXISTE UM PÃO NOSSO PARA CADA DIA.
(Mateus.6:11) - Deus tem uma provisão para cada dia de nossa vida. Deus tem uma provisão do pão que mata a fome física, emocional e espiritual; um suprimento para cada dia do ano. É preciso confiar e recorrer a Ele!

V – O HOJE É O TEMPO DE DEUS
(Hebreus 3:7-8,13) – O grande Salomão nos deixou o seguinte provérbio: “Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz” (Provérbios 27:1). Quem fala muito sobre o que vai fazer no amanhã deixa de desfrutar do que pode ser feito hoje. “O amanhã é o dia do diabo, mas o hoje é de Deus. Satanás não se importa com a espiritualidade de suas intenções, ou com a santidade de suas resoluções, contanto que sejam para amanhã.” ( J. C. Ryle ). Precisamos tomar cuidado para não vivermos falando, projetando, fantasiando ou esperando um futuro que pode nunca chegar. O agora é o que temos como realidade de Deus para nós. Sonhe com o amanhã, mas viva o hoje com gratidão, sabedoria, intensidade e dependência de Deus.  O novo ano será feliz à medida que fizermos de cada dia um dia mais feliz. A felicidade de um ano será a soma da felicidade que conseguirmos colocar em cada dia! 

Comentários