A SÍNDROME DE HERODES

O evento do Natal é fascinante em seus contornos; olhando para ele encontro preciosas lições para o viver.  Na principal cena natalina, o nascimento do menino Jesus, podemos perceber o quanto aquele momento foi cercado por perigos reais.
Logo após o seu nascimento, o menino Jesus viajou com seus pais por estradas empoeiradas e perigosas, correndo o risco natural para qualquer recém-nascido. Apesar desses riscos naturais, Jesus corria risco de morte por conta da fúria do rei Herodes. Perturbado pela notícia do nascimento de Jesus (Mateus 2:3), Herodes decidiu procurar o menino para mata-lo (Mateus 2:13), antes que ele se tornasse o rei dos judeus como fora profetizado.
Vejo essa atitude de Herodes como uma tendência comum na vida em sociedade. Observo esse tipo de comportamento, definido aqui como a Síndrome de Herodes, como uma deformação psíquica e social que aparece no formato de atitudes e palavras negativas, sempre no início de projetos, sonhos, planos e ações, tentando matar o início de dias melhores.
Basta uma pessoa decidir fazer algo de bom, do tipo: perdoar, demonstrar amor a um inimigo, agir com compaixão, se libertar das culpas, encarar a verdade, agir com justiça, se libertar de um vício, começar um novo projeto ou deixar-se governar por Deus, que logo a síndrome de Herodes entra em ação.
Essa síndrome mata os sonhos e as esperanças de um tempo de paz e harmonia entre as pessoas; ela pode ser representada por amigos, irmãos, cônjuges, patrões, líderes religiosos e até mesmo a própria pessoa, que muitas vezes acaba agindo como Herodes, lutando, de maneira consciente ou inconsciente, contra um futuro melhor que o presente.
Assim aconteceu na história do menino Jesus... Aquele pequeno bebê era o nascedouro de um reino com novos valores, por ser um reino de paz, justiça e verdade. Através de Jesus a bondade, misericórdia, compaixão e o amor determinariam o ritmo das coisas. Junto com Jesus nascia a esperança de ver os homens convivendo e cooperando para o bem comum, em um tempo no qual as diferenças seriam superadas através do governo de Deus sobre a terra.
Quando algo novo está nascendo, iniciando ou começando, seja um projeto, relacionamento, uma carreira ou até mesmo um novo ano, precisamos estar atentos aos Herodes que vamos encontrar pelo caminho. 

Comentários