COMO ENFRENTAMOS NOSSOS DIAS?



"Os meus dias estão em tuas mãos;..." 
Salmo 31:15

No texto bíblico acima vemos o salmista demonstrando o seu olhar sobre os seus dias.  Davi olhava para a vida partindo da perspectiva de que seus dias estavam nas mãos de Deus. Para ele esta era uma realidade, não um possibilidade. Esta era a maneira pela qual ele olhava para seus dias. Fica para nós uma pergunta: Qual lente temos usado para enfrentar nossos dias? A lente pela qual olhamos para a vida é a nossa cosmovisão: a visão que temos da própria existência. Cosmovisão é a nossa lente intelectual através da qual compreendemos a realidade e reagimos a ela. Existem três tipos de lentes que usamos para enfrentar a vida: 1) A Lente Determinista - A lente determinista diz que tudo está traçado ou determinado pelo passado. Esta lente invadiu o nosso inconsciente e passamos a viver muito em função desta maneira de pensar a vida. “Determinismo significa que para cada efeito ou evento, físico ou mental, há uma causa”. Sigmund Freud plantou as sementes do determinismo que tem dado a nossa sociedade todas as desculpas para os maus comportamentos, evitando assim assumir a responsabilidade adequada pelos atos. O determinismo estrito diz que: se soubermos a causa, física ou mental, poderemos predizer o efeito. Freud aplicou este princípio à vontade humana. Ele afirmou que os seres humanos essencialmente não fazem escolhas, e que o livre-arbítrio é uma ilusão. Ele acreditava que nossas opções são determinadas por forças inconscientes das quais nunca damos conta completamente. Freud afirmou que, se conhecermos suficientemente a ascendência genética e o ambiente de uma pessoa, poderemos predizer seu comportamento e até as escolhas individuais que fará. Se Davi vivesse em nossos dias talvez dissesse: “Os meus dias são apenas o resultado do que meus avós foram, meus pais fizeram e meu ambiente me proporcionou”.  Se os meus dias forem maus a culpa não é minha. Não dei sorte em minha origem. 2) A Lente Pragmática -  A lente pragmática diz que é minha responsabilidade traçar meu futuro. O futuro está em minhas mãos. Tenho que fazer acontecer! O determinismo diz que a vida é o resultado do que fizeram por mim; o pragmatismo diz que a vida será o resultado do que farei por ela. Qual é o problema da perspectiva pragmática em relação à vida? O erro do pragmatismo é considerar as metodologias que funcionam para uns, sendo válidas para todos – Funcionou para um, funcionará para todos! O erro do pragmatismo é a generalização dos métodos. Na perspectiva pragmática a vida será o resultado de eu encontrar o método certo. Se Davi vivesse em nossos dias, ele diria: “Os meus dias dependerão dos métodos que usarei”. Se eu der a sorte de encontrar métodos adequados para minha realidade a vida será feliz! Será...? A lente pragmática tem criado uma sociedade neurótica e exigente. 3) A Lente Teocêntrica -  Esta lente diz que a vida está nas mãos de Deus. Não diz que estará, mas que está. Ela nos faz ver os nossos dias sob o controle de Deus. Qual o valor de ver a vida partindo desta lente? Ajuda a evitar esforços desnecessários - Quando olhamos para a vida partindo do cuidado de Deus, evitamos algumas defesas emocionais que prejudicam nossos dias, tais como: a autoproteção; a auto-preservação; a autopromoção; a autocomiseração; etc. Muitos dos nossos dias se tornam difíceis porque não vivemos de fato debaixo do cuidado de Deus. Achamos que temos que fazer a vida funcionar. Ver a vida partindo da perspectiva teocêntrica também nos ajuda a compreender e aceitar melhor as circunstancias. Exemplo: Paulo conseguiu entender o seu espinho. Não ficou reclamando e nem lutando para tira-lo, apenas entendeu e continuou vivendo. Qual a lente usaremos para viver? A lente determinista no prende ao passado, a lente pragmática nos prende ao presente, enquanto a lente teocêntrica nos ajuda a aceitar o passado, a enfrentar o presente e a ter esperança em relação ao futuro.

Comentários