A IGREJA COMO AGÊNCIA DO REINO


Tenho afirmado que a igreja não é o reino de Deus. Infelizmente existe muita confusão na definição desses dois conceitos: Igreja e reino de Deus.
A igreja é uma agência do reino, ela não é o reino.  Ela é uma divulgadora, propagadora ou uma promotora do reino. A igreja é formada por pessoas, enquanto o reino, por valores tais como justiça, verdade, compaixão, paz e alegria no Espírito Santo. Vemos um exemplo dessa verdade quando Jesus enviou pessoas (seus discípulos) para que anunciassem que havia chegado o reino de Deus. A palavra reino no grego significa “Basiléia”, que carrega o sentido de governo. O reino de Deus é o governo de Deus presente na terra. Jesus ordenou seus discípulos a avisarem que o reino de Deus havia chegado e estava à disposição de todas as pessoas. Essa é a essência do evangelho!
Quando Jesus disse para buscarmos primeiro o reino de Deus, ele não estava mandando ir para a igreja antes de fazer outras coisas. Jesus estava orientando seus discípulos, que eram a igreja, a buscarem o governo de Deus em primeiro lugar em suas vidas. Jesus não estava mandando as pessoas começarem o dia orando e lendo a bíblia (o que é muito necessário), mas a colocarem os valores do reino de Deus como prioridade no viver.  

Estar na igreja, necessariamente não é estar no reino. Podemos estar na igreja e fora do reino. Esse é o grande problema! Muitos que estão nas igrejas vivem fora do reino. Isso é visível, pois o próprio Senhor Jesus disse que saberíamos pelos frutos quem eram os participantes do reino.
Como agência do reino de Deus, a igreja carrega algumas características que dão verdadeiro sentido à sua existência e com as quais cada crente precisa se comprometer: a igreja é divulgadora da lei que deve nortear a vida do homem na terra, a lei de Deus. O mundo cria e divulga suas leis, enquanto a igreja apenas divulga as leis que foram criadas por Deus. É ela quem deve dizer para o mundo como Deus espera que as coisas funcionem na terra; a igreja é agenciadora dos valores morais e éticos, não os valores monetários. A igreja não é uma agenciadora da boa vida projetada no conforto e bem estar, mas uma vida de retidão e de boa convivência; ela é também promotora dos benefícios do reino. A igreja aponta para os benefícios em se deixar governar por Deus; como agência do reino, ela é depositária dos investimentos para o reino. Na igreja cada crente pode depositar sua vida e bens, na certeza de que os lucros são eternos; ela é a administradora dos recursos do reino. Isso é mordomia! A igreja não é depositária dos recursos espirituais, ela apenas administra os recursos que já existem nela. Ela administra os dons espirituais, procurando canalizá-los para o bem de todo o Corpo de Cristo, de maneira que o mundo veja na igreja a glória de Deus.
Toda pessoa que quer se comprometer com o reino de Deus, certamente se envolverá com a igreja, por entender que ela é a única agência do reino de Deus na terra.

Comentários