DILEMAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


A sociedade de hoje vive em meio a profundos dilemas. Com o fenômeno da globalização o mundo passou a viver da partilha de coisas boas e ruins. A abertura trouxe desenvolvimento, mas também tremendas mazelas existenciais. Encontrar soluções coerentes tornou-se o grande desafio desta geração através das ciências humanas e sociais.
Quando lançamos um olhar mais crítico sobre a sociedade contemporânea, percebemos vários dilemas: A) Dilemas Éticos - Temos hoje profundos dilemas de caráter ético. Encontramos um exemplo na área da bioética, onde se levanta a questão sobre quem de fato tem o direito de manipular a vida. A ciência está dividida entre aqueles que concordam e os que não concordam com a eutanásia, o aborto, o uso de células tronco, clonagem, etc.; B) Dilemas Emocionais - Temos também os dilemas ligados à psique humana. Hoje estamos vivendo em uma sociedade emocionalmente afetada. As perdas dos referenciais da modernidade deixaram o homem à deriva, em um tremendo vazio existencial. C) Dilemas Relacionais - Vivemos ainda em meio aos dilemas relacionais. As pessoas de hoje não sabem viver juntas. A proximidade é mais virtual do que real. Os relacionamentos estão fragmentados, fragilizados e dilacerados pelo individualismo que reina em nossos dias.  D) Dilemas Econômicos - Temos o dilema econômico que cresce por conta do capitalismo globalizado dominante. A abertura do mercado mundial não tem a finalidade de melhorar a vida da humanidade, mas de enriquecer uma parcela privilegiada da sociedade. E) Dilemas Ambientais - Um dos dilemas que possuímos hoje e não tínhamos no passado, é o dilema ambiental.  As questões do meio-ambiente estão na pauta do dia dos governos em caráter de urgência. Se algo não for feito nesta geração, a seguinte não suportará!
Diante desses dilemas, como fica a igreja de Jesus? Como ela pode participar do enfrentamento dessas questões? Ela deve se envolver? Como?
Este é o desafio para nós como igreja de Jesus. Não podemos ficar alienados diante do quadro atual, mas também não podemos, na tentativa de ajudar, nos envolver na busca de soluções usando as mesmas técnicas e ferramentas que o mundo. A igreja precisa fazer uso da sabedoria divina na apresentação de propostas ou soluções para os dilemas que encontramos hoje. Para que isso aconteça, a igreja deverá: 1º) Ter convicção de que a sabedoria de Deus está à sua disposição em Cristo; 2º) Desejar agir à luz da sabedoria do Senhor; 3º) Seguir pelo caminho do temor a Deus, pois este é o princípio de toda sabedoria.
A igreja não deve confiar na inteligência e nos conhecimentos humanos para confrontar com os dilemas que hoje enfrentamos em nossa sociedade; a igreja precisa usar a sabedoria de Deus, visando trazer soluções justas e um ambiente de paz e harmonia entre todos os homens.

Comentários