QUAL O SENTIDO DA CRIAÇÃO


Deus formou a terra e fez separação da noite, dia, estações e nela fez crescer toda sorte de plantas e animais, e por fim formou o homem do pó da terra e a mulher da costela do homem. Assim registra a Bíblia, que é a base de crença da fé cristã. Sem a crença na criação, conforme registrado na bíblia, o cristianismo perde completamente o sentido.
Deus criou o universo! Mas, qual o sentido e o propósito da criação? Por que Deus criou a terra, como insignificante monte de lama girando no espaço infinito? Qual o sentido da criação? Creio que só entenderemos o sentido da vida se entendermos o sentido da criação. Já pensou nisso?
Jean-Paul Sartre, filosofo francês, representante do existencialismo no início do século 20, ensinava que cada homem existe num compartimento estanque como um indivíduo isolado num universo sem propósito. Dizia ele que uma vez que não podemos saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos; uma vez que não entendemos o passado e não temos esperança do futuro, então o momento atual é tudo o que importa nesta vida. Para ele, somente o que percebemos no presente imediato é significativo e tem sentido. As metas distantes não teriam nenhuma validade. Portanto, dizia ele: sacrificar o presente em favor do futuro é absurdo e estupidez. Desta filosofia nasceu a geração de hoje: uma geração que não pode esperar, pois entende que o prazer do momento é a única meta racional da existência. 
Se a criação não faz sentido, nada fará! Agora, se a criação tem sentido e propósito, a vida o terá. O passado, o presente e o futuro encontram seu significado e propósito na trama da criação, caso contrário, tudo não passa de mera junção de dias, anos, épocas e acontecimentos aleatórios.  
Sendo assim, fica para nós a seguinte interrogação: qual a meta última da criação? O universo e a terra foram criados para um só propósito: prover uma habitação adequada para a raça humana; enquanto, a raça humana foi criada à imagem e semelhança de Deus para um único propósito: prover uma companhia eterna para o Filho de Deus, Jesus Cristo. O sentido da criação e da vida humana se encontra na pessoa de Jesus. Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim. Todas as coisas foram feitas por Ele e para Ele. Creia!

Comentários