EU CREIO NA DIVINDADE DE JESUS


A DOUTRINA DA TRINDADE

O termo Trindade não aparece na Bíblia, porém seu conceito é claramente ensinado nela. A palavra Trindade significa simplesmente “triunidade”. Deus não é uma unidade simples; há pluralidade na sua unidade. A Trindade é um dos grandes mistérios da fé cristã.

Deus é um ser único que se manifesta de três maneiras distintas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

O ensinamento central do Judaísmo chamado “Shema” afirma: “Ouça, ó Israel: O Senhor nosso Deus, é o único Senhor” (Dt. 6:4). Quando perguntaram a Jesus: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?”, ele respondeu citando o “Shema” (Mc.12:29).

A DIVINDADE DE JESUS -  Este é o eixo central do evangelho.

Jesus, seus apóstolos e discípulos afirmaram em vários momentos e de várias maneiras a grande verdade sobre a divindade de Jesus.

O nome dado a Jesus nos remete a Deus - O profeta Isaías profetizou sobre Jesus dizendo que seu nome seria Emanuel (Deus conosco) Isaías 7:14; 8:8.
O anjo profetiza a José sobre o nome de Jesus, dizendo: “..., a quem chamarão Emanuel, que significa: Deus Conosco” (Mateus 1:23)

Pergunta para reflexão: Estariam, o profeta Isaías (800 anos antes de Jesus nascer) e o anjo, exagerando sobre o significado do nome de Jesus?

Jesus usou o nome de Deus - O termo Hebraico YHWH, transcrito em algumas versões como Jeová (Javé ou Iavé), era o nome especial de Deus revelado a Moisés em Ex.3:14, quando Deus disse: “Eu Sou o Que Sou”. E em João 8:58, Jesus declara: “antes de Abraão nascer, Eu Sou”. Os Judeus que estavam próximos a Jesus entenderam claramente o que ele estava afirmando que pegaram pedras para mata-lo por blasfêmia (Mc. 14:62; Jo 8:58, 10:31-33, 18:5-6).

Pergunta para reflexão: Estaria Jesus roubando o nome de Deus?

Jesus aceitou a glória que era de Deus. O Profeta Isaías escreveu: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não darei a outrem,...” (Isaías 42:8). Jesus orou ao Pai: “E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (Jo 17:5). Hebreus 1:5 diz que Cristo reflete a glória de Deus.

Pergunta para reflexão: Estaria Jesus roubando a glória de Deus?

Jesus se colocou no lugar de Deus - E disse também: “Assim diz o Senhor (Iavé): “Eu sou o primeiro e o último; além de mim não há Deus” (Isaías 44:6). Jesus disse: “Eu sou o primeiro e o último” (Ap.2:8).

Pergunta para reflexão: Estaria Jesus roubando o lugar de Deus?


Jesus iguala a sua autoridade ao Pai: “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos e concede-lhes vida, assim também o Filho concede vida a quem ele quer” (Jo 5:21).

Pergunta para reflexão: Estaria Jesus roubando a autoridade de Deus?

Jesus falou sobre a sua unidade com o Pai: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30).  Jesus orou ao Pai por seus discípulos dizendo: “que todos sejam um; assim como tú, ó Pai, és em mim, e eu em ti,...” (Jo 17:21). Jesus responde a Felipe afirmando esta unidade: “Então Felipe lhe disse: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus respondeu: Felipe, há tanto tempo estou convosco, e ainda não me conheces? Quem vê a mim, vê o Pai”. (Jo 14:8-9).

Pergunta para reflexão: Que unidade seria esta que Jesus fala que tinha com o Pai?

João reconheceu a divindade de Jesus - João afirmou: “No princípio era o Verbo (Palavra), e o Verbo (Palavra) estava com Deus, e o Verbo (Palavra) era Deus” (João 1:1) – Jesus é a materialização da Palavra criadora, ele é o Deus invisível que a tudo cria e recria.

Tomé reconheceu a divindade de Jesus: Tomé declarou após ver o Cristo ressurreto: “Senhor meu e Deus meu” (João 20:28)

Pergunta para reflexão: Estaria Tomé cometendo uma blasfêmia?

Paulo reconheceu a divindade de Jesus - Paulo, escrevendo a Tito, faz a seguinte afirmação sobre Jesus: “Nosso grande Deus e Salvador” (Tito 2:13). Paulo afirmou, escrevendo aos crentes em Éfeso: “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por todos e está em todos” (Ef. 4:5-6). Afirmou também que antes de Jesus existir como ser humano, existia como Deus (Fl. 2:5-8).

Pergunta para reflexão: Estaria Paulo cometendo uma blasfêmia?

O escritor aos hebreus reconheceu a divindade de Jesus – Veja o que ele registrou sobre Jesus: “O Teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre” (Hb.1:8).

Pergunta para reflexão: Estaria o escritor aos cristãos hebreus cometendo uma blasfêmia chamando Jesus de Deus e dando a ele status de majestade?


A doutrina da Trindade (A Triunidade de Deus) é inexplicável pela razão humana. Ela somente é conhecida através da revelação divina e aceita pela fé.

“Disse Jesus: Crede em mim; eu estou no Pai e ele está em mim” (Jo 14:11).

Jesus é Deus!

Comentários